segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Sobre Editais

Pra Mim esse é um reflexo muito forte do nosso momento atual e da necessidade de rediscutir os Editais.Questões que estão sendo empurradas precisam ter um olhar e um aprofundamento.
Em alguns estados o EDITAL está se tornando a única Politíca Pública e não uma Ferramenta , o que não deixa de ser uma mera substituição da Política de Balcão, porque ao meu ver a Política de Editais é ainda excludente e ainda bastante Elitista.E o que fazer a respeito de quem não tem acesso aos editais? Esses não tem acesso a outras formas de atuação do Poder Público.
Continuaremos nos degladiando por verbas,colocando num mesmo balaio grupos iniciantes e grupos com mais tempo de atuação?
Os Editais abarcam as nossas necessidades enquanto artistas e cidadãos?
Estamos satisfeitos com o pouco de circulação, manutenção, produção, e sobretudo formação que os Editais possibilitam?
As nossas questões básicas, da nossa linguagem , são supridas?
Eu acho que nós precisamos ter uma opinião clara sobre o que os editais apontam como proposta, mesmo que não mude o que já está resolvido no Ministério/Funarte,nos Estados e Prefeituras mas, enquanto categoria , precisamos ter nossa visão discutida e colocada,porque esse exercicio possivelmente será tido como modelo pra o lançamento dos próximos Editais e utilização dos Fundos de Cultura.
Esse é o meu medo, tudo que ficar solto, continuará solto???????

Silvia Moura

Um comentário:

  1. Pior,Silvia. Fico pensando e cá remoendo comigo estes pensamentos. Penso que agora,com essa leva de editais de sobrevivência artística é necessário que andemos por aí fazendo ações várias e gritando: SEM APOIOS DE EDITAIS,SEM ISSO,SEM AQUILO,SÓ PELA VONTADE DE FAZER, DE SER, DE ESTAR,E PRONTO. Faz-se urgente pensarmos nesses caminhos e armadilhas das garantias públicas. Nos programamos para passarmos em pelo menos um que garanta o ano inteiro. É ruim pensar nisso, mas se não passamos como ficamos? Mas, não mais nos questionamos:se não dançamos como ficamos? Se não nos encontrarmos como criamos? Se não nos questionarmos como seremos? É excelente e válida a ideia dos editais,mas, não queria me sentir presa a existencia dele à existência da minha dança.

    FICARÁ SOLTO?!!
    Mas tá tudo amarradinho... Meu medo é que ninguém desate os nós dos "sempres estes".

    ResponderExcluir